11/07/2016

UTILIZAR CELULAR DURANTE O HORÁRIO DE TRABALHO, PODE?

A utilização de telefone celular, smartphone, tablet e dispositivos similares, durante o horário de trabalho é uma questão polêmica.

celular trabalhoO grande problema na utilização desses dispositivos eletrônicos durante o horário de trabalho é a existência de diversos transtornos, causando problemas tanto para o empregado quanto para o empregador, tais como perda de produtividade, acidentes de trabalho, fofocas no ambiente de trabalho entre outros.

A situação mais dramática, sem dúvida, é a ocorrência de acidentes de trabalho, como forma de exemplificar já foi julgado pela Justiça do Trabalho um situação de uso indevido de celular no ambiente de trabalho. No caso, durante o trabalho uma empregada teve a sua mão prensada em uma máquina de produção de plásticos e perdeu capacidade funcional e laboral, além de ter sofrido sequelas anatômicas, funcionais e estéticas em decorrência desse acidente de trabalho. O acidente de trabalho ocorreu pois a empregada tentou pegar seu celular em cima da prensa.

A empregada ingressou com ação trabalhista pleiteando indenização em razão do acidente, porém a Justiça do Trabalho julgou que o acidente ocorreu por culpa exclusiva da empregada, pois a empresa adotava as medidas necessárias para prevenção de acidentes, inclusive a empresa proibia o uso de celular durante o horário de trabalho.

Portanto, diante do julgamento da Justiça do Trabalho, podemos concluir que o empregador tem o direito de proibir o uso de celulares durante a jornada de trabalho, e até mesmo é um dever, visando a segurança dos trabalhadores.