24/03/2016

SEU DIREITO DE SE APOSENTAR

Por Idade (urbano)aposentadoria - novo
É concedida ao segurado que recolheu 180 contribuições (15 anos) e conta com mais de 65 anos se for homem e mais de 60 anos se for mulher.

Por Idade (rural)
É concedida ao segurado que recolheu 180 contribuições (15 anos) e conta com mais de 60 anos se for homem e 55 anos se for mulher. Também será concedida ao trabalhador rural no valor de um salário mínimo ainda que não tenha recolhido as contribuições previdenciárias, desde que comprove 180 meses (15 anos) de trabalho rural.

aposentadoria - novo 2Por Tempo de Contribuição
É concedido ao segurado que recolheu 360 contribuições (30 anos) se for mulher ou 420 contribuições (35 anos) se for homem.

POR INVALIDEZ (urbano)
É concedida ao segurado que encontra-se incapacitado permanentemente ao trabalho após acidente ou doença em que não há perspectivas de reabilitação. É necessário que o segurado tenha recolhido 12 contribuições anteriores ao inicio da incapacidade.

POR INVALIDEZ (rural)
É garantido ao inscrito na Previdência Social que comprove 12 meses de atividade rural anteriores à incapacidade para o trabalho ou ao contribuinte que recolheu 12 contribuições anteriores ao inicio da incapacidade ao trabalho.
Todas as hipóteses de aposentadorias garantem aos dependentes dos aposentados após o seu óbito o pagamento de pensão.